Avançar para o conteúdo principal

Leguminosas

As leguminosas são autênticas cápsulas de nutrientes concentrados e o seu consumo apresenta várias vantagens, não só para o consumo como para o meio ambiente.
As leguminosas são ricas em proteínas, vitaminas B1, B2, B6, niacina e folatos importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso e da pele, minerais, especialmente o ferro e fibra. As leguminosas excedem a carne na maior parte dos nutrientes, excepto na gordura, o que é bom, e na vitamina B12.

A sua desvantagem principal tem a ver com a formação de gases e flatulência especialmente por causa da pele que as reveste que contem hidratos de carbono de tipo oligossacárido.

Nós, os seres humanos, não possuímos enzimas capazes de decompor estes oligossacáridos no intestino.

São as bactérias do cólon que conseguem decompô-los convertendo-os em gases como dióxido de carbono, hidrogénio e metano.
Para evitar a formação de flatulência intestinal podemos sempre demolhar as leguminosas, ao fim de 12 horas em água desaparecem a maior destes oligossacáridos, também podemos eliminar as peles com a mão antes de cozer ou depois através do passador.


Hoje vou colocar uma receita de lentilhas, recomendadas especialmente para problemas de anemia, prisão de ventre, diabetes e aumento do colesterol.


Estufado de lentilhas

Lentilhas cozidas
Tofu
Cogumelos
Cebola
Alho
Polpa de tomate
Vinho Branco
Outros temperos a gosto (sal, louro, salsa, etc)


Faz-se um refogado normal com a cebola, o alho, o azeite e a polpa de tomate, coloca-se o tofu partido em cubos pequenos e rega-se com um pouco de vinho branco, deixa-se cozinhar um pouco e coloca-se os cogumelos lascados. Tempera-se a gosto com os restantes ingredientes e deixa-se cozinhar, acrescentando água se necessário. Por último juntam-se as lentilhas previamente cozinhas em água e sal e deixa-se ferver um pouco.
Ficam óptimas com arroz branco e uma salada.


Nota: Pelo facto de ser alérgica aos cogumelos brancos que normalmente se utilizam, todas as minhas receitas contendo cogumelos são confeccionadas com cogumelos Pleurotus, que se encontram facilmente em qualquer hipermercado, no entanto quem desejar pode optar pelo cogumelo champignon, uma vez que este além de mais barato é mais fácil de encontrar.
Todas as informações acerca do valor nutricional dos alimentos, são retiradas da enciclopédia “A Saúde pela Alimentação” da Publicadora Atlântico.

Comentários

Jakk disse…
Se começas a abrir isto a falar de flatulência... aiaiaiai
Beijinhooos. vou passar o teu blog a umas amigas vega que tenho. Mas depois de comer vou embora, a não ser que seja jantar de verão, no quintal. eheheheh! beijinhooos
Pão de Cebola disse…
Comecei bem não? espero não espantar a freguesia.
Maggie disse…
É para cozinhar ou para encomendar...?!
:P

(Why Not?)
Pão de Cebola disse…
Quando tiver serviço de entregas aviso.

Mensagens populares deste blogue

Folhados de espinafres e tofu

Hoje tive uma ajudante na cozinha. Quis aprender a fazer algumas coisas e uma delas foi estes folhados que na opinião de todos os que os comeram ficaram deliciosos. Ingredientes: 125 gr de tofu Espinafres (meia embalagem de espinafres congelados) Alho em pó Molho de soja 125gr de cogumelos Shitake 2 dentes de alho fresco Azeite q.b. Ervas para temperar Massa folhada fresca (retangular) Tempere o tofu às fatias com molho de soja e alho em pó uma meia hora antes. Coza os espinafres em água com sal e coloque a escorrer depois de cozidos. Coloque uma frigideira com um pouco de azeite a aquecer, parta os cogumelos em pedaços pequenos e deite no azeite já quente. Esmague 2 dentes de alho, coloque um pouco de molho de soja e deixe cozinhar um pouco. Atenção ao molho de soja por causa do sal. Esmague o tofu, junte aos cogumelos e deixe o tofu cozinhar um pouco durante uns 3 minutos. Nesta altura adicione os espinafres, bem escorridos e misture bem. Prove e se achar necessár

Rolo de soja

Tirei esta receita de uma revista de receitas vegetarianas de Natal. Como teve muito sucesso aqui estou a partilhar mais esta minha experiência culinária que eu vou fazer durante o ano inteiro porque além de saborosa é fácil de fazer. Ingredientes: 300g de soja fina 1 cenoura 1 alho-francês 1 courgete 100g de cogumelos frescos 6 colheres de sopa de azeite sal q. b. 1 cebola 1 caldo de legumes 1 ramo de salsa 240 g de farinha 2 ovos cozidos 2 tomates azeite q,b. 1 colher de chá de oregãos Deita-se a soja num recipiente com água quente até cobrir. Entretanto descascam-se os legumes, rala-se a cenoura e a courgete e corta-se o alho francês e o cogumelos em fatias finas. Leva-se ao lume uma frigideira com um pouco de azeite, deixa-se aquecer e junta-se os legumes preparados. Deixa-se cozinhar até ficar sem líquido, temperar com sal (uso sal de ervas para dar mais sabor, quem gostar pode utilizar um pouco de pimenta). Descasca-se a cebola e pica-se para um tacho. Adiciona-se o restante azei

Empadas de tofu e cogumelos

1 Embalagem de tofu Cogumelos em lata (q.b.) Azeite (q.b.) Molho de soja (q.b.) 1 dente de alho fresco e alho em pó Caldo de legumes Temperos a gosto 1 colher de sopa de amido de milho Água (q.b.) Massa para empadas ( de preferência com farinha integral) Partir o tofu em pedaços pequenos e temperar com molho de soja e alho em pó e deixar repousar um pouco. Aquecer o azeite numa frigideira e deitar o tofu para saltear um pouco. (costumo deixar ganhar um pouco de cor) Adicionar os cogumelos ligeiramente picados. Adicionar o alho fresco esmagado, o caldo de legumes que pode ser caseiro (atenção ao sal) e os temperos que mais gostar (ervas variadas secas, mistura oriental, etc…) Dissolver o amido de milho em água e adicionar ao preparado na frigideira de modo a obter um molho cremoso. Deverá acrescentar mais água se achar necessário para o molho ficar mais solto. Fazer as empadas e pincelar com gema de ovo antes de ir ao forno (opcional). Para a massa utilizei a receita d