Avançar para o conteúdo principal

Francesinha de seitan

Hoje foi dia de experiência.
Aqui deixo o resultado. Posso dizer que estava uma delicia. Só um reparo, enche demasiado, por isso cuidado para não exagerar nas quantidades.

Ingredientes:
Pão de forma (integral)
1/2 kg de Seitan
Salsichas de vegetais
3 ovos cozidos
2 Cenouras raladas
Queijo magro ralado q.b.
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de molho de soja
1/2 Limão
Azeite

Molho:
Polpa de tomate q.b.
Louro e salsa q.b
1 caldo vegetal
1/2 litro de béchamel (fiz o béchamel com leite e margarina magra)

Cortar o seitan em bifes e deixá-los a marinar com o alho esmagado, e o molho de soja misturado com um pouco de água e meio limão.
Numa frigideira deitar um pouco de azeite, alourar os bifes no azeite e reservar.
Aproveitar a frigideira sem lavar e colocar mais um pouco de azeite se necessário. Colocar o caldo de legumes, a polpa de tomate e os temperos (aproveitei a marinada dos bifes para temperar). Deixar apurar  um pouco e provar de sal. No fim misturar o béchamel e reservar.
Num recipiente refratário  colocar um pouco de azeite no fundo e dispor as fatias de pão de forma, tantas quantas francesinhas deseja fazer.
A seguir ir colocando os ingredientes por cima das fatias, um bife de seitan, as salsichas abertas ao meio e cenoura ralada, mais uma fatia de pão, um bife de seitan o ovo partido em rodelas mais cenoura ralada e terminar com uma fatia de pão de forma. Fazer igual para toda as francesinhas.
Regar com o molho, polvilhar com o queijo ralado e levar ao forno.


Um prato para a criançada e para os adultos também.

Bom apetite!

Comentários

Dalila disse…
Tem muito bom aspecto!!
Pão de Cebola disse…
E sabe melhor ainda. :)

Mensagens populares deste blogue

Folhados de espinafres e tofu

Hoje tive uma ajudante na cozinha. Quis aprender a fazer algumas coisas e uma delas foi estes folhados que na opinião de todos os que os comeram ficaram deliciosos. Ingredientes: 125 gr de tofu Espinafres (meia embalagem de espinafres congelados) Alho em pó Molho de soja 125gr de cogumelos Shitake 2 dentes de alho fresco Azeite q.b. Ervas para temperar Massa folhada fresca (retangular) Tempere o tofu às fatias com molho de soja e alho em pó uma meia hora antes. Coza os espinafres em água com sal e coloque a escorrer depois de cozidos. Coloque uma frigideira com um pouco de azeite a aquecer, parta os cogumelos em pedaços pequenos e deite no azeite já quente. Esmague 2 dentes de alho, coloque um pouco de molho de soja e deixe cozinhar um pouco. Atenção ao molho de soja por causa do sal. Esmague o tofu, junte aos cogumelos e deixe o tofu cozinhar um pouco durante uns 3 minutos. Nesta altura adicione os espinafres, bem escorridos e misture bem. Prove e se achar necessár

Rolo de soja

Tirei esta receita de uma revista de receitas vegetarianas de Natal. Como teve muito sucesso aqui estou a partilhar mais esta minha experiência culinária que eu vou fazer durante o ano inteiro porque além de saborosa é fácil de fazer. Ingredientes: 300g de soja fina 1 cenoura 1 alho-francês 1 courgete 100g de cogumelos frescos 6 colheres de sopa de azeite sal q. b. 1 cebola 1 caldo de legumes 1 ramo de salsa 240 g de farinha 2 ovos cozidos 2 tomates azeite q,b. 1 colher de chá de oregãos Deita-se a soja num recipiente com água quente até cobrir. Entretanto descascam-se os legumes, rala-se a cenoura e a courgete e corta-se o alho francês e o cogumelos em fatias finas. Leva-se ao lume uma frigideira com um pouco de azeite, deixa-se aquecer e junta-se os legumes preparados. Deixa-se cozinhar até ficar sem líquido, temperar com sal (uso sal de ervas para dar mais sabor, quem gostar pode utilizar um pouco de pimenta). Descasca-se a cebola e pica-se para um tacho. Adiciona-se o restante azei

Empadas de tofu e cogumelos

1 Embalagem de tofu Cogumelos em lata (q.b.) Azeite (q.b.) Molho de soja (q.b.) 1 dente de alho fresco e alho em pó Caldo de legumes Temperos a gosto 1 colher de sopa de amido de milho Água (q.b.) Massa para empadas ( de preferência com farinha integral) Partir o tofu em pedaços pequenos e temperar com molho de soja e alho em pó e deixar repousar um pouco. Aquecer o azeite numa frigideira e deitar o tofu para saltear um pouco. (costumo deixar ganhar um pouco de cor) Adicionar os cogumelos ligeiramente picados. Adicionar o alho fresco esmagado, o caldo de legumes que pode ser caseiro (atenção ao sal) e os temperos que mais gostar (ervas variadas secas, mistura oriental, etc…) Dissolver o amido de milho em água e adicionar ao preparado na frigideira de modo a obter um molho cremoso. Deverá acrescentar mais água se achar necessário para o molho ficar mais solto. Fazer as empadas e pincelar com gema de ovo antes de ir ao forno (opcional). Para a massa utilizei a receita d