Avançar para o conteúdo principal

Folhados de espinafres e tofu

Hoje tive uma ajudante na cozinha.
Quis aprender a fazer algumas coisas e uma delas foi estes folhados que na opinião de todos os que os comeram ficaram deliciosos.

Ingredientes:

125 gr de tofu
Espinafres (meia embalagem de espinafres congelados)
Alho em pó
Molho de soja
125gr de cogumelos Shitake
2 dentes de alho fresco
Azeite q.b.
Ervas para temperar
Massa folhada fresca (retangular)

Tempere o tofu às fatias com molho de soja e alho em pó uma meia hora antes.
Coza os espinafres em água com sal e coloque a escorrer depois de cozidos.
Coloque uma frigideira com um pouco de azeite a aquecer, parta os cogumelos em pedaços pequenos e deite no azeite já quente.
Esmague 2 dentes de alho, coloque um pouco de molho de soja e deixe cozinhar um pouco. Atenção ao molho de soja por causa do sal.
Esmague o tofu, junte aos cogumelos e deixe o tofu cozinhar um pouco durante uns 3 minutos. Nesta altura adicione os espinafres, bem escorridos e misture bem.
Prove e se achar necessário coloque mais molho de soja.
Tempere com ervas a gosto. Eu escolhi a mistura oriental da Margão. Pode fazer a sua própria mistura ou até nem utilizar se não achar necessário. É tudo uma questão de gosto.
Desenrole a massa folhada e corte em retangulos.
Passe o dedo molhado com um pouco de água nas bordas da massa e coloque o recheio no meio.
Feche cada folhado pressionando um pouco as bordas.
Estes foram pincelados com um gema de ovo o que é opcional. Se optou por não utilizar ovo pode pincelar com leite vegetal e salpicar com sementes chia.
Faça uns cortes superficiais em cima apenas para ficar mais bonito.
Assar no forno a 180 graus e colocar em baixo um pirex pequeno com água enquanto assam.
Segundo alguns profissionais o vapor criado pela água vai fazer a massa folhada ficar mais estaladiça e pela minha experiência fica sempre com muito bom aspeto.








Estas quantidades deram para 3 embalagens de massa folhada do Lidl.
Se quiserem menos quantidade é só reduzir no recheio ou congelar para usar mais tarde.


Bom apetite!!!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rolo de soja

Tirei esta receita de uma revista de receitas vegetarianas de Natal. Como teve muito sucesso aqui estou a partilhar mais esta minha experiência culinária que eu vou fazer durante o ano inteiro porque além de saborosa é fácil de fazer. Ingredientes: 300g de soja fina 1 cenoura 1 alho-francês 1 courgete 100g de cogumelos frescos 6 colheres de sopa de azeite sal q. b. 1 cebola 1 caldo de legumes 1 ramo de salsa 240 g de farinha 2 ovos cozidos 2 tomates azeite q,b. 1 colher de chá de oregãos Deita-se a soja num recipiente com água quente até cobrir. Entretanto descascam-se os legumes, rala-se a cenoura e a courgete e corta-se o alho francês e o cogumelos em fatias finas. Leva-se ao lume uma frigideira com um pouco de azeite, deixa-se aquecer e junta-se os legumes preparados. Deixa-se cozinhar até ficar sem líquido, temperar com sal (uso sal de ervas para dar mais sabor, quem gostar pode utilizar um pouco de pimenta). Descasca-se a cebola e pica-se para um tacho. Adiciona-se o restante azei

Empadas de tofu e cogumelos

1 Embalagem de tofu Cogumelos em lata (q.b.) Azeite (q.b.) Molho de soja (q.b.) 1 dente de alho fresco e alho em pó Caldo de legumes Temperos a gosto 1 colher de sopa de amido de milho Água (q.b.) Massa para empadas ( de preferência com farinha integral) Partir o tofu em pedaços pequenos e temperar com molho de soja e alho em pó e deixar repousar um pouco. Aquecer o azeite numa frigideira e deitar o tofu para saltear um pouco. (costumo deixar ganhar um pouco de cor) Adicionar os cogumelos ligeiramente picados. Adicionar o alho fresco esmagado, o caldo de legumes que pode ser caseiro (atenção ao sal) e os temperos que mais gostar (ervas variadas secas, mistura oriental, etc…) Dissolver o amido de milho em água e adicionar ao preparado na frigideira de modo a obter um molho cremoso. Deverá acrescentar mais água se achar necessário para o molho ficar mais solto. Fazer as empadas e pincelar com gema de ovo antes de ir ao forno (opcional). Para a massa utilizei a receita d