Avançar para o conteúdo principal

Leguminosas

As leguminosas são autênticas cápsulas de nutrientes concentrados e o seu consumo apresenta várias vantagens, não só para o consumo como para o meio ambiente.
As leguminosas são ricas em proteínas, vitaminas B1, B2, B6, niacina e folatos importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso e da pele, minerais, especialmente o ferro e fibra. As leguminosas excedem a carne na maior parte dos nutrientes, excepto na gordura, o que é bom, e na vitamina B12.

A sua desvantagem principal tem a ver com a formação de gases e flatulência especialmente por causa da pele que as reveste que contem hidratos de carbono de tipo oligossacárido.

Nós, os seres humanos, não possuímos enzimas capazes de decompor estes oligossacáridos no intestino.

São as bactérias do cólon que conseguem decompô-los convertendo-os em gases como dióxido de carbono, hidrogénio e metano.
Para evitar a formação de flatulência intestinal podemos sempre demolhar as leguminosas, ao fim de 12 horas em água desaparecem a maior destes oligossacáridos, também podemos eliminar as peles com a mão antes de cozer ou depois através do passador.


Hoje vou colocar uma receita de lentilhas, recomendadas especialmente para problemas de anemia, prisão de ventre, diabetes e aumento do colesterol.


Estufado de lentilhas

Lentilhas cozidas
Tofu
Cogumelos
Cebola
Alho
Polpa de tomate
Vinho Branco
Outros temperos a gosto (sal, louro, salsa, etc)


Faz-se um refogado normal com a cebola, o alho, o azeite e a polpa de tomate, coloca-se o tofu partido em cubos pequenos e rega-se com um pouco de vinho branco, deixa-se cozinhar um pouco e coloca-se os cogumelos lascados. Tempera-se a gosto com os restantes ingredientes e deixa-se cozinhar, acrescentando água se necessário. Por último juntam-se as lentilhas previamente cozinhas em água e sal e deixa-se ferver um pouco.
Ficam óptimas com arroz branco e uma salada.


Nota: Pelo facto de ser alérgica aos cogumelos brancos que normalmente se utilizam, todas as minhas receitas contendo cogumelos são confeccionadas com cogumelos Pleurotus, que se encontram facilmente em qualquer hipermercado, no entanto quem desejar pode optar pelo cogumelo champignon, uma vez que este além de mais barato é mais fácil de encontrar.
Todas as informações acerca do valor nutricional dos alimentos, são retiradas da enciclopédia “A Saúde pela Alimentação” da Publicadora Atlântico.

4 comentários

Mensagens populares deste blogue

Folhados de espinafres e tofu

Hoje tive uma ajudante na cozinha.
Quis aprender a fazer algumas coisas e uma delas foi estes folhados que na opinião de todos os que os comeram ficaram deliciosos.

Ingredientes:

125 gr de tofu
Espinafres (meia embalagem de espinafres congelados)
Alho em pó
Molho de soja
125gr de cogumelos Shitake
2 dentes de alho fresco
Azeite q.b.
Ervas para temperar
Massa folhada fresca (retangular)

Tempere o tofu às fatias com molho de soja e alho em pó uma meia hora antes.
Coza os espinafres em água com sal e coloque a escorrer depois de cozidos.
Coloque uma frigideira com um pouco de azeite a aquecer, parta os cogumelos em pedaços pequenos e deite no azeite já quente.
Esmague 2 dentes de alho, coloque um pouco de molho de soja e deixe cozinhar um pouco. Atenção ao molho de soja por causa do sal.
Esmague o tofu, junte aos cogumelos e deixe o tofu cozinhar um pouco durante uns 3 minutos. Nesta altura adicione os espinafres, bem escorridos e misture bem.
Prove e se achar necessário coloque mais mol…

Rolo de soja

Tirei esta receita de uma revista de receitas vegetarianas de Natal.
Como teve muito sucesso aqui estou a partilhar mais esta minha experiência culinária que eu vou fazer durante o ano inteiro porque além de saborosa é fácil de fazer.

Ingredientes:

300g de soja fina
1 cenoura
1 alho-francês
1 courgete
100g de cogumelos frescos
6 colheres de sopa de azeite
sal q. b.
1 cebola
1 caldo de legumes
1 ramo de salsa
240 g de farinha
2 ovos cozidos
2 tomates
azeite q,b.
1 colher de chá de oregãos

Deita-se a soja num recipiente com água quente até cobrir.
Entretanto descascam-se os legumes, rala-se a cenoura e a courgete e corta-se o alho francês e o cogumelos em fatias finas.
Leva-se ao lume uma frigideira com um pouco de azeite, deixa-se aquecer e junta-se os legumes preparados. Deixa-se cozinhar até ficar sem líquido, temperar com sal (uso sal de ervas para dar mais sabor, quem gostar pode utilizar um pouco de pimenta).

Descasca-se a cebola e pica-se para um tacho.
Adiciona-se o restante azeite e vai ao lume até …

Massa chinesa com tofu, vegetais e ananás

Ingredientes:

2 cenouras raladas
1/4 de couve lombarda cortada em tiras finas
100g de rebentos de soja (naturais ou enlatados)
100g de bambú às tirinhas (enlatado)
200g de cogumelos (frescos ou enlatados)
Ananás aos pedaços (qb)
Azeite
3 ou 4 dentes de alho
2 cebolas médias
Molho de soja
Molho Agridoce
250g de tofu
Massa chinesa

Corte o tofu aos quadrados aos quadradinhos e tempere com molho de soja, alho e sumo de limão.
Reserve.
Numa frigideira coloque um pouco de azeite, pique alho e corte cebola às rodelas finas. Aloure tudo. Junte metade do molho agridoce e deixe estufar um pouco. Entretanto junte o tofu e os cogumelos e deixe cozinhar mais 5 minutos. À parte ponha água a ferver para a massa.

Junte depois os legumes na frigideira (rebentos de soja, bambú, couve lombarda e cenoura), e tempere com o resto do molho agridoce e mais um pouco de molho de soja. Deixe cozinhar em lume brando durante 10 minutos.
Finalmente junte o ananás e deixe cozinhar só 2 minutos. Prove e veja se precisa de mais molho d…