Avançar para o conteúdo principal

Canelones de caju e espinafres





Ingredientes:
300 gr de caju cru demolhado 2 ou 3 horas
2 colheres de sopa de levedura de cerveja
Água q.b.
Sumo de limão a gosto
300 gr de folhas de espinafre baby
Azeite
2 dentes de alho
 1 molho de manjericão fresco e salsa fresca
Molho de tomate
Molho bechamel
Queijo ralado
Sal a gosto

Escoar o caju e colocar num processador com a levedura de cerveja, o sumo de limão e um pouco de água e triturar até formar uma pasta, pode ir acrescentado água até conseguir envolver bem a pasta de caju.
Num frigideira colocar o azeite até cobrir o fundo, deitar as folhas de espinafre lavadas, esmagar os dentes de alho e deixar cozinhar.
Partir o manjericão e a salsa e acrescentar ao espinafre. Quando o espinafre estiver cozinhado acrescentar a pasta de caju e envolver bem. Nesta altura tempere com sal a gosto.
Deixar cozinhar por uns 3 ou 4 minutos e desligar.

Num recipiente para ir ao forno, de preferência pirex ou revestimento de porcelana, colocar o molho de tomate de forma a cobrir o fundo.
Eu usei molho de tomate napolitana daqueles em frasco, mas costumo fazê-lo em casa na época do tomate fresco e congelo.
Encher os canelones com a mistura de caju e espinafre e dispor em cima do molho de tomate.

Terminar com o molho bechamel, envolver em folha de prata e levar ao forno pré-aquecido a 180º-200º. 

O tempo de cozedura depende do tipo de forno, por isso convém ir vendo se a massa dos canelones está cozinhada, nessa altura tira-se a folha de prata, coloca-se o queijo ralado e deixa-se gratinar.
A cozedura da massa também depende da quantidade de molho de tomate e bechamel que colocamos, se tiverem pouca humidade os canelones demoram a cozinhar e ficam muito secos, por isso acrescento sempre um pouco de água ao molho de tomate e faço o bechamel mais líquido.
Para quem quiser fazer esta receita sem recorrer a qualquer produto de origem animal, pode fazer o bechamel com bebida vegetal, de preferência sem açúcar, e substituir o queijo por um vegetal, ou colocar levedura de cerveja em vez de queijo no momento de gratinar.



BOM APETITE!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Folhados de espinafres e tofu

Hoje tive uma ajudante na cozinha. Quis aprender a fazer algumas coisas e uma delas foi estes folhados que na opinião de todos os que os comeram ficaram deliciosos. Ingredientes: 125 gr de tofu Espinafres (meia embalagem de espinafres congelados) Alho em pó Molho de soja 125gr de cogumelos Shitake 2 dentes de alho fresco Azeite q.b. Ervas para temperar Massa folhada fresca (retangular) Tempere o tofu às fatias com molho de soja e alho em pó uma meia hora antes. Coza os espinafres em água com sal e coloque a escorrer depois de cozidos. Coloque uma frigideira com um pouco de azeite a aquecer, parta os cogumelos em pedaços pequenos e deite no azeite já quente. Esmague 2 dentes de alho, coloque um pouco de molho de soja e deixe cozinhar um pouco. Atenção ao molho de soja por causa do sal. Esmague o tofu, junte aos cogumelos e deixe o tofu cozinhar um pouco durante uns 3 minutos. Nesta altura adicione os espinafres, bem escorridos e misture bem. Prove e se achar necessár

Rolo de soja

Tirei esta receita de uma revista de receitas vegetarianas de Natal. Como teve muito sucesso aqui estou a partilhar mais esta minha experiência culinária que eu vou fazer durante o ano inteiro porque além de saborosa é fácil de fazer. Ingredientes: 300g de soja fina 1 cenoura 1 alho-francês 1 courgete 100g de cogumelos frescos 6 colheres de sopa de azeite sal q. b. 1 cebola 1 caldo de legumes 1 ramo de salsa 240 g de farinha 2 ovos cozidos 2 tomates azeite q,b. 1 colher de chá de oregãos Deita-se a soja num recipiente com água quente até cobrir. Entretanto descascam-se os legumes, rala-se a cenoura e a courgete e corta-se o alho francês e o cogumelos em fatias finas. Leva-se ao lume uma frigideira com um pouco de azeite, deixa-se aquecer e junta-se os legumes preparados. Deixa-se cozinhar até ficar sem líquido, temperar com sal (uso sal de ervas para dar mais sabor, quem gostar pode utilizar um pouco de pimenta). Descasca-se a cebola e pica-se para um tacho. Adiciona-se o restante azei

Empadas de tofu e cogumelos

1 Embalagem de tofu Cogumelos em lata (q.b.) Azeite (q.b.) Molho de soja (q.b.) 1 dente de alho fresco e alho em pó Caldo de legumes Temperos a gosto 1 colher de sopa de amido de milho Água (q.b.) Massa para empadas ( de preferência com farinha integral) Partir o tofu em pedaços pequenos e temperar com molho de soja e alho em pó e deixar repousar um pouco. Aquecer o azeite numa frigideira e deitar o tofu para saltear um pouco. (costumo deixar ganhar um pouco de cor) Adicionar os cogumelos ligeiramente picados. Adicionar o alho fresco esmagado, o caldo de legumes que pode ser caseiro (atenção ao sal) e os temperos que mais gostar (ervas variadas secas, mistura oriental, etc…) Dissolver o amido de milho em água e adicionar ao preparado na frigideira de modo a obter um molho cremoso. Deverá acrescentar mais água se achar necessário para o molho ficar mais solto. Fazer as empadas e pincelar com gema de ovo antes de ir ao forno (opcional). Para a massa utilizei a receita d