Avançar para o conteúdo principal

Seitan caseiro





Para quem não sabe o seitan é feito à base de farinha de gluten puro e água com molho de soja.
Este é o seitan que compramos nas lojas, já preparado.
Há muitas formas de fazer a farinha de gluten em casa.
Vou partilhar uma, que é a que normalmente faço, porque é rápida e dá para congelar para ter sempre pronto.
Além disso, o seitan normal é pobre nutricionalmente falando, fazendo em casa podemos sempre enriquecer acrescentado oleaginosas.

Ingredientes:

Secos

1 chávena almoçadeira de farinha de gluten (a quantidade de farinha utilizada é opcional, é preciso ter em conta que para uma medida de farinha deverá ser usada a mesma medida de líquidos)

+ou- 130gr de oleaginosas moídas ( noz, amêndoa, caju cru, avelã... pode ser mistura ou utilizar apenas uma delas)

Temperos a gosto: alho em pó, cebola desidratada, oregãos secos, noz moscada, pimentão doce, etc

Líquidos

A mesma chávena almoçadeira com água e molho de soja, sendo que o molho de soja serão 3 ou 4 colheres de sopa e depois enche o resto da chávena com água.

Num recipiente misture todos os ingredientes secos. Os temperos são colocados a gosto, os que costumo usar em mais quantidade é o alho seco e a cebola desidratada. 
Se quiser dar uma sabor fumado ao seitan pode colocar Pimentão de La Vera em vez de pimentão doce, há à venda em quase todos os hipermercados.
De seguida juntar os líquidos aos secos. Para evitar que crie grumos, deverá ir mexendo com uma mão e ir deitando o liquido com outra, de forma a que a mistura fique homogénea e todo a farinha absorve liquido.
Amassar durante um minuto, vai ver que a mistura vai continuar a engrossar à medida que todo o liquido vai sendo absorvido.

Entretanto colocar um tacho grande com água sal, dois ou três dentes de alho partidos grosseiramente e 3 ou 4 folhas de louro.

Dividir a massa obtida em dois.
Estender uma folha de alumínio em cima da mesa e colocar a massa na folha. Moldar a massa de forma a ocupar uma parte da folha ao comprido, em forma de rolo. Enrolar a folha de alumínio e fechar as pontas como se fosse um rebuçado e com um palito picar a toda a volta do rolo.
Fazer o mesmo para o resto da massa.


Colocar no tacho a cozer durante 30 a 40 minutos.
Retirar do tacho, abrir o rolo e cortar ao meio para verificar se ficou cozido.
Para verificar a cozedura o rolo tem que estar uniforme até ao meio, se estiver com o aspeto de cru no meio deverá voltar a colocar no tacho até ficar completamente cozido.

Este seitan pode ser assado no forno, temperado para panar ou estufado com legumes.
Pode congelar e dessa forma tem sempre pronto para qualquer ocasião.

Bom apetite!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Folhados de espinafres e tofu

Hoje tive uma ajudante na cozinha. Quis aprender a fazer algumas coisas e uma delas foi estes folhados que na opinião de todos os que os comeram ficaram deliciosos. Ingredientes: 125 gr de tofu Espinafres (meia embalagem de espinafres congelados) Alho em pó Molho de soja 125gr de cogumelos Shitake 2 dentes de alho fresco Azeite q.b. Ervas para temperar Massa folhada fresca (retangular) Tempere o tofu às fatias com molho de soja e alho em pó uma meia hora antes. Coza os espinafres em água com sal e coloque a escorrer depois de cozidos. Coloque uma frigideira com um pouco de azeite a aquecer, parta os cogumelos em pedaços pequenos e deite no azeite já quente. Esmague 2 dentes de alho, coloque um pouco de molho de soja e deixe cozinhar um pouco. Atenção ao molho de soja por causa do sal. Esmague o tofu, junte aos cogumelos e deixe o tofu cozinhar um pouco durante uns 3 minutos. Nesta altura adicione os espinafres, bem escorridos e misture bem. Prove e se achar necessár

Rolo de soja

Tirei esta receita de uma revista de receitas vegetarianas de Natal. Como teve muito sucesso aqui estou a partilhar mais esta minha experiência culinária que eu vou fazer durante o ano inteiro porque além de saborosa é fácil de fazer. Ingredientes: 300g de soja fina 1 cenoura 1 alho-francês 1 courgete 100g de cogumelos frescos 6 colheres de sopa de azeite sal q. b. 1 cebola 1 caldo de legumes 1 ramo de salsa 240 g de farinha 2 ovos cozidos 2 tomates azeite q,b. 1 colher de chá de oregãos Deita-se a soja num recipiente com água quente até cobrir. Entretanto descascam-se os legumes, rala-se a cenoura e a courgete e corta-se o alho francês e o cogumelos em fatias finas. Leva-se ao lume uma frigideira com um pouco de azeite, deixa-se aquecer e junta-se os legumes preparados. Deixa-se cozinhar até ficar sem líquido, temperar com sal (uso sal de ervas para dar mais sabor, quem gostar pode utilizar um pouco de pimenta). Descasca-se a cebola e pica-se para um tacho. Adiciona-se o restante azei

Empadas de tofu e cogumelos

1 Embalagem de tofu Cogumelos em lata (q.b.) Azeite (q.b.) Molho de soja (q.b.) 1 dente de alho fresco e alho em pó Caldo de legumes Temperos a gosto 1 colher de sopa de amido de milho Água (q.b.) Massa para empadas ( de preferência com farinha integral) Partir o tofu em pedaços pequenos e temperar com molho de soja e alho em pó e deixar repousar um pouco. Aquecer o azeite numa frigideira e deitar o tofu para saltear um pouco. (costumo deixar ganhar um pouco de cor) Adicionar os cogumelos ligeiramente picados. Adicionar o alho fresco esmagado, o caldo de legumes que pode ser caseiro (atenção ao sal) e os temperos que mais gostar (ervas variadas secas, mistura oriental, etc…) Dissolver o amido de milho em água e adicionar ao preparado na frigideira de modo a obter um molho cremoso. Deverá acrescentar mais água se achar necessário para o molho ficar mais solto. Fazer as empadas e pincelar com gema de ovo antes de ir ao forno (opcional). Para a massa utilizei a receita d